Ego

Muita gente acha que o Ego é aquela parte nossa que pensa em nós mesmos em detrimento de outros, ou seja, penso em mim e não me importa o que acontece com os outros. E essa linha de pensamento se manteve por séculos pois desta maneira, a compreensão mais profunda do que é verdadeiramente o ego, ficaria escondida. O Ego não é um ser, não é uma pessoa e eu escrevo aqui em letra maiúscula apenas para destacar a importância que temos em compreender o que é isso. O Ego é uma parte da mente em ilusão que tornou-se cega por diversas crenças que foram produzidas e incorporadas em nossas mentes ao longo dos séculos. Eckhart Tolle costuma dizer que a mente é uma ferramenta poderosíssima mas que ao mesmo tempo, porque muitos de nós não sabemos controlá-la, é muito mais fácil que ela domine e mantenha o Ego ditando a vida das pessoas. É como amarrar uma metralhadora poderosíssima nas costa de uma cachorro e deixar disparando.

É o ego que nos faz acreditar em coisas como escassez, doença e sofrimento. É o ego que nos separa de nossa essência divina quando acreditamos que nós e Deus somos diferentes, quando acredito que eu e o outro somos diferentes. Diferentes povos, diferentes raças, diferentes etnias. É o ego que nos faz acreditar que somos pecadores e nos faz carregar milhões e milhões de programações de culpa e não merecimento.

Na medida em que se estuda sobre espiritualidade, vamos evoluindo e despertando para o oposto de tudo isso. Primeiro, de que não somos o ego e ele é apenas uma ilusão. O conceito de ilusão é um ensinamento muito antigo de diversas religiões e sábios ao longo da história, principalmente no oriente, mas que vem tomando força cada vez maior hoje, também no ocidente. 

A ilusão é como se fosse uma miragem tão bem formada que faz a pessoa acreditar totalmente naquilo. E é devido a essa ilusão que o homem faz coisas tão incongruentes com sua essência divina. É devido à ilusão causada pelo ego que o homem vive em competição, produz um descaso social mundial, onde milhares de pessoas morrem de fome todos os dias enquanto há comida na Terra suficiente para que ninguém precisasse ter de pedir o que comer. É o ego do homem que produz carne em volumes absurdos para alimentar uma parcela de pessoas que pensam mais em satisfazer seus prazeres degustativos, sem de fato querer saber o que isso tem causado ao planeta. Estamos em época de reclusão social devido a esta doença polêmica e no Brasil por exemplo, na data deste artigo, registra 480 mil mortes em cerca de 1 ano e meio. No entanto, somente no Brasil abate-se cerca de 30 milhões de cabeça de gado por ano, 45 milhões em 1 ano e meio. O número total de animais abatidos anualmente no mundo é de 56 bilhões, quase 8 vezes a população da Terra por ano! E tudo isso em nome da fartura, da “abundância”, do “conforto” e prazeres do ser humano. 

Eu fiz essa colocação mais dura, para que fique claro o tamanho da atrocidade que o homem pode cometer enquanto dominado pelo ego. Além dessas, existem outras atrocidades como as guerras, a indústria das drogas e a sede interminável pelo poder de muitos políticos. 

Em dimensões “menores”, o ego atua em nosso dia a dia provocando brigas, discussões, mágoas e traumas. Provoca doenças, falências, separações. 

Para que haja verdadeiro despertar de consciência, é preciso que tenhamos uma compreensão mais profunda de como o ego atua e isso só vem com estudo e muita meditação.

Porém, pela importância deste assunto, foi esse o motivo que decidi iniciar o canal Evoluir Infinitamente, com 3 vídeos falando especificamente sobre o ego. De antemão, peço desculpas pela minha desenvoltura, afinal, foi a primeira vez que gravei vídeos! 

Vou deixar o link desta série de 3 vídeos para você assistir quando quiser. Aproveito para te convidar a se inscrever no canal, o qual, como você vê, desde o começo teve a intenção honesta e verdadeira de ajudar o maior número de pessoas a despertar, aprender e assim, evoluir. E assim vamos Evoluir Infinitamente!

https://www.youtube.com/watch?v=901_4…

Abaixo, coloco também o primeiro vídeo desta série do Ego:

Gratidão pela leitura e desejo muita luz em seu caminho de ascensão! Namastê!