Ho’oponopono
O Ho’oponopono é uma técnica dos antigos ancestrais Kahunas do Havaí. Eles eram famosos por curar e resolver problemas e por isso era comum serem procurados por pessoas de fora. O que eles faziam eram juntar toda a família da pessoa que estava com o problema, e todos faziam um processo de perdão mútuo entre eles.
Até que uma senhora também Kahuna, chamada Morrna Simeona percebeu que o processo seria muito mais natural e efetivo se pudesse ser feito dentro de si, uma vez que os próprios Kahunas já pregavam que a limpeza sempre ocorria dentro de si.
Foi então que ela desenvolveu o processo chamado Identidade Própria Através do Ho’oponopono, que nós apenas chamamos de Ho’oponopono.
No começo dos anos 80, morrna conheceu o Dr. Ihaleakala Hew Len, o qual buscava uma cura para sua filha que tinha problemas sérios de psoríase. Após conhecer Morrna, um mês depois sua filha estava completamente curada.
O Dr. Hew Len, depois de desistir 5 vezes, se tornou um aluno aplicado e acompanhou Morrna por dez anos.
A Morrna Simeona viajou para vários países e foi nomeada tesouro vivo do estado do Havaí por seus trabalhos, mas o Ho’oponopono passou a ser conhecido mundialmente quando o Dr. Hew Len transformou um hospital psiquiátrico no Havaí. A história foi a seguinte: ele foi convidado para trabalhar na ala de detentos do hospital psiquiátrico; esta ala tinha uma energia muito ruim pois os pacientes tinham cometido os piores crimes possíveis e tinham diversos problemas mentais. viviam algemados e drogados para que pudessem ser tratados e até solitária tinha. Enfermeiras e enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, profissionais de limpeza, atendentes, enfim, ninguém gostava de trabalhar ali. Muitos faltavam com frequência e muitos desistiam. E além disso, as plantas morriam naquele lugar e haviam problemas frequentes com vazamentos e panes elétricas.
O Dr. Hew Len aceitou o trabalho desde que ele não encontrasse com nenhum preso. Ele disse que iria trabalhar na sala dele e nunca iria se encontrar com nenhum preso. Apesar dessa proposta estranha, como os caras estavam desesperados por um profissional, porque provavelmente ninguém mais queria, eles aceitaram!
Então lá ele fazia Ho’oponopono todos os dias, e assim num prazo de 6 meses, grandes mudanças começaram a surgir, com pacientes tomando menos medicação e retirando de muitos, as algemas para locomoção.
Após 1 ano e meio, a ala estava completamente restaurada, o clima havia mudado completamente, os funcionários trabalhavam em paz, não havia mais problemas elétricos ou hidráulicos e muitos pacientes foram transferidos para locais de segurança mínima e alguns receberam condicional. Após 4 anos, a ala inteira foi extinta daquele hospital.
Mas então, o que o Dr. Hew Len fez?
Nas palavras dele, ele apenas se limpou. Como assim? Ok, mas vamos entender melhor isso.
Ho’oponopono significa consertar erros… mas que erros?
Os kahunas acreditavam que nós carregamos em nosso subconsciente todas as memórias desta e de vidas passadas. Muitas dessas memórias, principalmente aquelas que julgamos e condenamos, deram origem a tristezas, mágoas, ofensas e sofrimento; e que portanto, toda experiência negativa que temos nesta vida são reflexo de memórias compartilhadas com aquela pessoa, situação ou acontecimento.
Isso tem total relação com a roda de samsara e a lei do carma que eu falei no vídeo 23 (canal Evoluir Infinitamente, no YouTube). Se você quiser entender mais sobre esse assunto, eu recomendo muito você ver esse vídeo ok, é só escrever evoluir 23 na pesquisa do YouTube ou clicar aqui.
Então ao limpar essas memórias compartilhadas, você atua na causa e não no efeito. Em outras palavras, ele explica que tudo o que acontece ao nosso redor, sejam problemas familiares, financeiros, de saúde, ou qualquer outra coisa que ocorra, é apenas um reflexo dessas memórias que estão se repetindo.
Ele explica que somos divididos em 4 partes:
A Divindade (Deus)
A super mente
A mente consciente
A mente subconsciente
E que devemos usar a mente consciente para limpar as memórias do subconsciente ao mesmo tempo que usamos a intuição e inspiração divina para que essa limpeza aconteça.
“Limpar é um processo amoroso consigo mesmo”. – Dr. Hew Len
O ho’oponopono é na verdade muito simples de aplicar, mas a compreensão é mais difícil de assimilar.
Isso porque ele ensina que 100% de tudo o que acontece é nossa responsabilidade e de mais ninguém. E isso pode ser muito difícil das pessoas absorverem, porque muita gente pode pensar “eu não tenho nada a ver com isso”, “não é culpa minha, eu não comecei nada disso”, “eu não concordo porque eu sou uma boa pessoa e jamais faria o que tal pessoa fez”, entre outras dezenas de frases possíveis.
Mas o Ho’oponopono é enfático e diz que não há nada que aconteça em nossa realidade que não seja nossa responsabilidade, sem exceções, sem desculpas.
E quando a gente compreende isso, o Ho’oponopono passa a ser verdadeiramente poderoso porque não tem mais nada a ver com o outro.
Nesse processo de limpeza, você deve conhecer, ele utiliza 4 frases simples:
Sinto muito;
Por favor me perdoe;
Eu te amo;
Sou grato.
Mas você disse que não é sobre o outro e tenho de pedir perdão?
É isso que precisamos entender.
A gente diz que sente muito por ainda compartilhar memórias que estejam trazendo aqueles sentimentos ou situação;
A gente diz por favor me perdoe por finalmente compreender que não precisa mais carregar nada consigo;
Diz eu te amo porque sem essas memórias, retornamos à perfeição, ao divino que somos;
E sou grato por você estar aqui para que eu pudesse ver que havia necessidade de limpeza dessas memórias e por essa oportunidade.
Em seguida nós pedimos ao Criador que ele limpe todas essas memórias.
Então não tem nada a ver com o que está acontecendo em si. Não é sinto muito por você ter me traído, me perdoe por não aceitar que você me roubou, eu te amo por você ter batido no meu irmão, etc.
Ho’oponopono é sobre a sua auto limpeza e somente sua e de mais ninguém. Não é sobre o outro, aceitar o que o outro fez, perdoar o outro, limpar o outro, curar o outro. Não tem nada a ver com o outro.
Se uma pessoa está doente por exemplo e a gente quer ajudar a pessoa com o Ho’oponopono por exemplo, o que devemos fazer é apenas pedir para Deus que limpe em mim (e mais ninguém), todas as memórias compartilhadas que eu tenho com aquela pessoa que estão trazendo essa situação para a minha existência.
Os Vedas chamavam isso de tirar o véu de maia, que é a ilusão que causa nossas dores.
Então a gente tem que tomar cuidado porque Ho’oponopono não é sobre o outro. Não existe coisas do tipo: vou fazer ho’oponopono para tal pessoa ou fazer uma corrente de Ho’oponopono.
“O que acontece no mundo físico é apenas o sintoma, o efeito. Ao fazer a limpeza dentro de si, você atinge a causa e a situação melhora” – Dr. Hew Len
O Dr. Hew Len não curou ninguém no presídio. Ele apenas visualizava cada registro e pedia à Deus que o ajudasse a limpar toda e qualquer memória que ele tinha compartilhada com aquela pessoa. Que ele limpasse o que fosse necessário para que ele não precisasse mais experienciar aquilo, e assim, assumindo total responsabilidade em seu próprio processo de limpeza, ele foi se curando e assim toda a ala de presos acabou se curando também.
Mas ele afirma enfaticamente que não curou ninguém, que o foco estava 100% na responsabilidade que ele tem de limpar suas próprias memórias.
Ele ainda afirma: para que a gente tenha uma vida perfeita em todos os aspectos, basta lembrar e criar um processo de limpeza constante em nossas vidas, porque nós temos uma infinidade de memórias para limpar e outras memórias novas surgindo o tempo todo.
“Nada do que seja perfeito, completo e certo para você, pode lhe ser negado quando você é o seu eu em primeiro lugar. Ao ser o seu eu em primeiro lugar, você automaticamente experimenta a perfeição sobre a forma de pensamentos, palavras, realizações, e ações divinas. Ao permitir que os seus pensamentos tóxicos venham em primeiro lugar, você automaticamente experimenta a imperfeição sobre a forma de doença, confusão, ressentimento, depressão, reprovação e pobreza”. – Dr. Hew Len
Parte da mente compartilhada está conectada com a mentira, com a separação, com a ilusão, com as mágoas, os julgamentos, o sofrimento. Mas o lance é que nós, a gente, não precisa saber o que está conectado, só precisamos ter a consciência de que é necessário limpar.
Essas memórias equivocadas faz com que a gente se identifique com o sofrimento, ainda que conscientemente a gente não saiba disso. e conforme a gente vai aprendendo a limpar, passamos a nos ver da mesma forma que deus nos vê, sem pecado, sem punição, sem amarras, sem mentiras, sofrimento, raiva e culpa.
Como a gente se vê imperfeito, em algum momento a gente se separou da unidade com deus. e por isso vem o sofrimento. e é por isso que o ho’oponopono pede perdão à divindade.
Os pensamentos verdadeiros são perfeitos em essência, não trazem sofrimento porque não possuem barreiras, limitações.
O universo físico é a manifestação dos nossos pensamentos. Portanto somos 100% responsáveis por criar o universo do jeito que ele é.
Se nossos pensamentos são puros e positivos, a nossa realidade automaticamente se transforma. O Ho’oponopono limpa e apaga as memórias negativas e programações limitantes que impedem você de acessar o seu eu verdadeiro que é amor, paz e abundância.
Portanto, incômodos internos em relação a uma pessoa, a um lugar ou um acontecimento, é o seu eu interior lhe dizendo que existem memórias compartilhadas a serem limpas com tal pessoa, lugar ou acontecimento.
O Universo físico é a manifestação dos nossos pensamentos. Portanto somos 100% responsáveis por criar o universo do jeito que ele é. Se nossos pensamentos são puros e positivos, a nossa realidade automaticamente se transforma. O Ho’oponopono limpa e apaga as memórias negativas e programações limitantes que nos impedem de acessar o eu verdadeiro que é amor, paz e abundância.
Portanto, incômodos internos em relação a uma pessoa, a um lugar ou um acontecimento, é o nosso eu interior nos dizendo que existem memórias compartilhadas a serem limpadas com tal pessoa, lugar ou acontecimento.
Não é um processo que precise falar com ninguém, pois ao depender do perdão ou compreensão do outro, você passa a colocar parte da responsabilidade no outro e portanto deixa de ser 100% sua responsabilidade. Por isso no Ho’oponopono você fala unicamente consigo e com a Divindade pois é a Divindade quem tem o verdadeiro poder de nos libertar.